No primeiro dia de evento, a abertura foi às 19 hrs, com a apresentação do Professor Phd Pedro Rosário, da Universidade de Minho, com o título “A auto-regulação da aprendizagem desde a motivação à metacognição”.
Dentro de sua apresentação, o palestrante dialogou com a plateia sobre a motivação, tanto familiar como dentro da escola; sobre objetivos e a auto-regulação na aprendizagem, de acordo com o PLEA (Planificar, executar e avaliar). Conforme esse método, a aprendizagem se realiza em três etapas: Planificar: pensar sobre o problema, antecipá-lo para compreendermos melhor a situação; Execução: Fase onde tentamos resolver o problema, a situação; Avaliação: Avaliarmos não de forma quantitativa, mas sim retomarmos o que funcionou e o que não funcionou. No segundo dia na parte da manhã os bolsitas participaram da oficina sobre o projeto trilhas, uma iniciativa do ministério da educação e do Instituto Natura, já na parte da tarde os bolsistas se dividiram em grupos para participar de oficinas relacionadas à pedagogia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário