Conheça o PIBID e o nosso Subprojeto

O que é o PIBID?


    O programa oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública. O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública. Com essa iniciativa, o Pibid faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais.
    A intenção do programa é unir as secretarias estaduais e municipais de educação e as universidades públicas, a favor da melhoria do ensino nas escolas públicas em que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) esteja abaixo da média nacional, de 4,4. Entre as propostas do Pibid está o incentivo à carreira do magistério nas áreas da educação básica com maior carência de professores com formação específica: ciência e matemática de quinta a oitava séries do ensino fundamental e física, química, biologia e matemática para o ensino médio.
    Podem apresentar propostas de projetos de iniciação à docência instituições federais e estaduais de ensino superior, além de institutos federais de educação, ciência e tecnologia com cursos de licenciatura que apresentem avaliação satisfatória no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Os estabelecimentos devem ter firmado convênio ou acordo de cooperação com as redes de educação básica pública dos municípios e dos estados, prevendo a participação dos bolsistas do Pibid em atividades nas escolas públicas.


O que é o nosso Subprojeto?

 

    Nosso projeto tem uma proposta interdisciplinar que abrange a Alfabetização e a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Compreende-se sua abrangência em duas importantes dimensões presentes na formação do pedagogo, que são a formação para a docência nos anos iniciais, contemplando as práticas de Alfabetização e Letramento, e a atenção ao trabalho educacional especializado, que são conteúdos da formação inicial e necessários à formação continuada aos profissionais da educação básica.
    Acredita-se que a existência de um subprojeto interdisciplinar no contexto do PIBID no curso de Pedagogia, envolvendo as áreas da Alfabetização e Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva colaborará com a ressignificação das práticas de ensino na educação superior, impactando a iniciação à docência. Dessa forma, procura-se romper com um paradigma de formação tradicional e fragmentado ainda presente na formação de licenciados. 
  Os acadêmicos participantes desta proposta poderão colaborar no contexto do curso de sua formação como multiplicadores dos conteúdos da formação inicial discutidos à luz da dinâmica profissional dos professores em serviço, abordando a Educação Inclusiva e a alfabetização como dimensões presentes no processo ação-reflexão-ação promovidos pelo PIBID no processo educacional em escolas situadas na periferia de Jaguarão.

Fonte: Subprojeto PIBID Pedagogia 2012.

 

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