O que é o PIBID?
O
programa oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos
presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que,
quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede
pública. O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as
salas de aula da rede pública. Com essa iniciativa, o Pibid faz uma
articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a
escola e os sistemas estaduais e municipais.
A
intenção do programa é unir as secretarias estaduais e municipais de
educação e as universidades públicas, a favor da melhoria do ensino nas
escolas públicas em que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
(Ideb) esteja abaixo da média nacional, de 4,4. Entre as propostas do
Pibid está o incentivo à carreira do magistério nas áreas da educação
básica com maior carência de professores com formação específica:
ciência e matemática de quinta a oitava séries do ensino fundamental e
física, química, biologia e matemática para o ensino médio.
Podem
apresentar propostas de projetos de iniciação à docência instituições
federais e estaduais de ensino superior, além de institutos federais de
educação, ciência e tecnologia com cursos de licenciatura que apresentem
avaliação satisfatória no Sistema Nacional de Avaliação da Educação
Superior (Sinaes). Os estabelecimentos devem ter firmado convênio ou
acordo de cooperação com as redes de educação básica pública dos
municípios e dos estados, prevendo a participação dos bolsistas do Pibid
em atividades nas escolas públicas.
O que é o nosso Subprojeto?
Nosso projeto tem uma proposta interdisciplinar que abrange a Alfabetização e a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva.
Compreende-se sua abrangência em duas importantes dimensões presentes
na formação do pedagogo, que são a formação para a docência nos anos
iniciais, contemplando as práticas de Alfabetização e Letramento, e a
atenção ao trabalho educacional especializado, que são conteúdos da
formação inicial e necessários à formação continuada aos profissionais
da educação básica.
Acredita-se que a
existência de um subprojeto interdisciplinar no contexto do PIBID no
curso de Pedagogia, envolvendo as áreas da Alfabetização e Educação
Especial na perspectiva da Educação Inclusiva colaborará com a
ressignificação das práticas de ensino na educação superior, impactando a
iniciação à docência. Dessa forma, procura-se romper com um paradigma
de formação tradicional e fragmentado ainda presente na formação de
licenciados.
Os acadêmicos participantes desta proposta poderão
colaborar no contexto do curso de sua formação como multiplicadores dos
conteúdos da formação inicial discutidos à luz da dinâmica profissional
dos professores em serviço, abordando a Educação Inclusiva e a
alfabetização como dimensões presentes no processo ação-reflexão-ação
promovidos pelo PIBID no processo educacional em escolas situadas na
periferia de Jaguarão.
Fonte: Subprojeto PIBID Pedagogia 2012.
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